A «Revista Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica: Se..., Não... » publica artigos originais do campo disciplinar, cientí co e praxiológico (clínica e aplicação) da Psicanálise e da Psicoterapia Psicanalítica e textos que exprimam a rica diversidade de interfaces entre estes domínios e os outros ramos da cultura, da ciência e da arte.
Regemo‐nos por um sistema de arbitragem anónima por avaliadores externos (referees), através de um procedimento de Double Blind (duplamente cego): neste processo os intervenientes (autores, revisores e gestores de artigo) são tornados anónimos. O artigo é enviado para três Pares Revisores, que o examinam e arbitram sobre a sua qualidade. O editor enviará ao autor informação sobre a eventual aceitação para publicação; Reformulação e submissão para nova avaliação por pares; ou não aceitação. No caso de reformulação, os autores receberão os pareceres e recomendações dos Pares Revisores e deverão proceder às alterações recomendadas.
Deverão ser enviados para o editor da revista dois cheiros:
– No primeiro constará a identi cação dos autores (num máximo de seis), com o nome, habilitações literárias, categoria pro ssional, instituição (s) onde exercem funções e os contactos (morada, e‐mail e telefone).
– No segundo, devem ser apresentados o artigo integral, com o título em português e inglês, o resumo e as palavras‐chave, abstract e key‐words, mas sem quaisquer elementos que façam referência explícita ao autor.
NORMAS GERAIS DE FORMATACÃO
– Os artigos não deverão ultrapassar as 15 páginas (salvo algumas exceções), já incluindo referências, notas, tabelas, e guras. Os últimos três elementos deverão ser evitados, exceto quando forem indispensáveis para a compreensão do texto.
– O texto deve ser apresentado em cheiro Word, ou em formato RTF
(Rich Text Format), com letra Times New Roman ou similar, tamanho 12, espaço 1,5, sem formatação, em páginas A4 e com coluna única. Deve‐se evitar negritos, sublinhados, variação de tipo de letra, fundos de cor, etc.
– O corpo do texto deve ser precedido pelo título, um resumo entre 150 e 200 palavras e quatro a seis palavras‐chave. O título, resumo e palavras‐chave deverão ser apresentados na língua portuguesa e inglesa.
– Só são aceites notas de rodapé na primeira página do artigo relativas ao título e à identi cação do autor. Estas notas são identi cadas por numeração árabe em vez de asterisco.
– Todas as outras notas, apresentadas apenas quando forem consideradas essenciais, são reunidas no nal do texto como notas nais antes das referências.
– As fotogra as, guras, esquemas e grá cos devem ter um título e ser enumeradas por ordem de inclusão no texto.
REGRAS DE CITAÇÃO E DE REFERENCIAÇÃO
As regras de citação e de referenciação devem ser elaboradas de acordo com as normas sugeridas pela A.P.A. (American Psicological Association).
A CORRESPONDÊNCIA EDITORIAL E SUBMISSÃO DE TEXTOS DEVE SER ENVIADA PARA:
Revista AP
Largo da Andaluz
N. 15, 2º Es
1050-004 LISBOA
revista.psicanalise.ap@gmail.com