Eventos

Conferência e Jornadas Clínicas com Richard Raubolt

A Psicnálise no divã
Examinando as nossas falhas, relançando o nosso futuro

Faculdade de Psicologia de Lisboa - 11 e 12 de Outubro de 2019

Ficha de Inscrição

É com enorme prazer que, nos dias 11 e 12 de Outubro de 2019, a Faculdade de Psicologia de Lisboa recebe a Conferência “A Psicanálise no divã. Examinando as nossas falhas, relançando o nosso futuro” e suas Jornadas Clínicas.

Com o apoio e entusiasmo da AP, recebemos no nosso país, pela segunda vez, o psicanalista Richard Raubolt, que, em 2014, nos cativou com a profundidade e sensibilidade da sua conferência sobre o Trauma e com o seu livro “Cenários Psicanalíticos do Trauma”.

Desde então manteve-se um laço entre Richard Raubolt e a AP, que cresceu no sentido de um novo projecto, desta feita sobre o Fracasso em Psicoterapia.

Os fracassos psicoterapêuticos são um dos tópicos mais secretos do nosso campo: são quase TABU. Na maioria das vezes, por medo, culpa e sobretudo vergonha somos os primeiros a não admitir as nossas falhas (perante nós mesmos). Como consequência, falhamos em obter o suporte, o insight e a compreensão que os nossos colegas nos poderiam oferecer.

A maioria dos artigos que lemos colocam a “culpa” no paciente (na severidade da sua patologia). Os restantes focam violações flagrantes da ética e/ou a patologia do próprio psicoterapeuta.

Nesta conferência, propomos-vos algo novo e diferente. Agarrar na falha e torná-la no melhor que ela pode ser: a matriz da descoberta. Facilitar a admissão do erro, eis a condição sine qua none para a MUDANÇA.

No DIA 1: uma apresentação pessoal, direta e honesta por parte de um psicanalista americano, Richard Raubolt, de um caso impressionante de fracasso; contamos com os comentários, o diálogo com o autor, a “supervisão” ao vivo do caso por parte dos professores António Coimbra de Matos e Carlos Amaral Dias, bem como com os contributos de outros ilustríssimos convidados.

Neste dia teremos também um jantar convívio num restaurante na zona de Lisboa, cuja opção pode selecionar na ficha de inscrição.

O espírito que se pretende é a participação interativa de todos os presentes... Rumo ao “clímax” no DIA 2: a apresentação de casos em formato de role-play, supervisionados e dinamizados de forma vivencial com um objetivo fulcral – estilhaçar os mitos que envolvem a falha.

Fazemos votos para que “não falhem” em juntar-se nós.

Programa Provisório

Ver programa

Formulário de Inscrição

Os colegas interessados podem inscrever-se na Conferência e nas Jornadas ou apenas na Conferência, selecionando essa opção no formulário. Existem algumas condições de admissão às Jornadas, de modo a garantir o sigilo face aos casos apresentados.

Pagamento por transferência bancária para:
NIB: 0007 0000 0044 26689 10 23
IBAN: PT 50 0007 0000 0044 2668 9102 3
SWIFT/BIC: BESCPTLP
Pagamento por Paypal ap.psicanalise@gmail.com

Nota: A participação nas Jornadas é restrita a membros de sociedades certificadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Psicólogos e Psicoterapeutas com ou em formação por Associação ou Sociedade de Psicologia e/ou Psicanálise certificada pela Ordem dos Psicólogos; Psicólogos e psicoterapeutas com prática clínica supervisionada; Psiquiatras com formação em psicoterapia com prática clínica supervisionada.

Membro AP
Membro de outras Sociedades ou Associações Científicas certificadas pela OPP
Psicólogos e Psicoterapeutas com ou em formação por Associação ou Sociedade de Psicologia e/ou Psicanálise certificada pela Ordem dos Psicólogos
Psiquiatras
Estudante da Universidade de Évora
Estudante da Faculdade de Psicologia
Estudante de outra Universidade (ISPA; Lusíada; UAL)
Desempregados e estudantes de licenciatura ou mestrado que não estejam a trabalhar
Conferência
Jornadas
Conferência e Jornadas

O lugar e preço do jantar será divulgado em breve. Será nessa altura contactado/a para proceder ao pagamento do mesmo.

Sim Não

Observações: Após a inscrição, não será possível a desistência com a restituição do valor pago (excepto se o evento for cancelado). As inscrições só serão válidas após verificação do comprovativo de pagamento.